Folhas
As folhas são órgãos das plantas especializados em captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese e respiração. Salvo raras exceções, associadas a plantas de climas áridos, as folhas tendem a maximizar a superfície em relação ao volume, de modo a aumentar tanto a área da planta exposta à luz, quanto à área da planta onde as trocas gasosas são possíveis por estar exposta à atmosfera.
Estruturas da folha:
§ Bainha
§ Pecíolo
§ Limbo
Bainha: chama-se bainha à parte da folha das plantas vasculares em que esta se prende ao caule. Em muitas monocotiledóneas, como as gramíneas (capim), a bainha envolve não só o caule, mas as folhas mais jovens.
Pecíolo: chama-se pecíolo (por vezes também denominado estipe) a um caule que fica entre a bainha e o limbo ou lâmina das folhas das plantas vasculares.
Limbo: chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, normalmente laminar das folhas das plantas vasculares, caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2. Em muitas espécies de algas, que não possuem verdadeiras folhas, chama-se lâmina à estrutura laminar do talo, normalmente com capacidade fotossintética, como as folhas verdes das plantas vasculares.
Forma Das Folhas:
A forma das folhas é geralmente característica das espécies, embora com grandes variações. As formas típicas de folha das plantas vasculares são:
Adaptações Especiais das Folhas:
Algumas plantas, como os cactos, têm as folhas transformadas em espinhos; são os caules, carnudos e achatados, que exercem a função fotossintética.
Algumas plantas, como os cactos, têm as folhas transformadas em espinhos; são os caules, carnudos e achatados, que exercem a função fotossintética.
As folhas dos caules subterrâneos, como na cebola, podem estar transformadas em órgãos de reserva de nutrientes.
O caso mais extremo parece ser das plantas carnívoras, em que a folha está transformada numa armadilha, como se de um predador se tratasse.
Curiosidades:
- Por que as folhas ficam vermelhas no outono?
[...] Os pigmentos vermelhos protegem o tecido que realiza a fotossíntese. Durante o outono, as árvores reabsorvem os nutrientes das folhas; para recolher o máximo de nutrientes antes que as folhas caiam, elas precisam da energia gerada na fotossíntese. [...] http://www.vocesabia.net/ciencia/porque-folhas-vermelhas-no-outono/
- Lenda do Trevo de quatro folhas:
[...] O Trevo é uma planta herbácea cujas folhas são dotadas de três folíolos (folhas), e que crescem espontaneamente nas terras das regiões temperadas. Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, é interpretado como sinal de boa sorte. [...] http://www.semprealegria.com/blog/curiosidades-a-lenda-do-trevo-de-quatro-folhas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário