sexta-feira, 8 de julho de 2011

                                                                           Caule

O caule serve de suporte mecânico para as folhas e para as estruturas de reprodução do vegetal, sendo também responsável pela condução de água e sais das raízes para as partes aéreas e das substâncias aí produzidas, para as demais regiões da planta, estabelecendo assim, a conecção entre todos os órgãos do vegetal. Além dessas funções básicas, alguns caules acumulam reservas ou água ou atuam como estruturas de propagação vegetativa. 

A origem do caule acontece durante o desenvolvimento do embrião. Um embrião bem desenvolvido consiste do eixo hipocótilo-radicular, que possui na sua porção superior um ou mais cotilédones e um primórdio de gema. Esta gema pode ser apenas um conjunto de células meristemáticas ou um eixo com entrenós bem curtos e um ou mais primórdios foliares. Este conjunto é denominado plúmula e a porção caulinar da plúmula é denominada epicótilo.
Durante a germinação da semente, o meristema apical é o responsável pelo desenvolvimento do eixo caulinar e pela adição de novas folhas.

  



----- Partes do caule

O caule é formado pelo broto terminal, brotos laterais, nó e entrenó.

Broto terminal – encontra-se na ponta do caule, é composto por milhares de células frágeis, que se produzem com rapidez possibilitando desenvolvimento do caule.

Brotos laterais – são encontrados ao longo do caule, são compostos pelas mesmas célula. do broto terminal. Quando essas células se produzem, são formados novos ramos, folhas e flores.

- É a parte que surgem os brotos laterais e as folhas.

Entrenó - Região onde há dois nós. 







---------Tipos de caule
 

Os caules, geralmente, crescem acima da superfície do solo. Mas existem caules que crescem embaixo da terra ou dentro da água. Portanto eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos.

-Caules aéreos
 

Os caules aéreos são aqueles que crescem acima da superfície do solo. Os caules aéreos são classificados em eretos, rastejantes ou trepadores. 


Os caules
eretos crescem na posição vertical em relação ao solo, e pode estar em forma de tronco, que é resistente e ramificado, ou em forma de estipe que não tem ramificações, em colmo onde é possível visualizar nós e entrenós, e também em forma de haste que é um caule bem delicado.

Os caules
rastejantes crescem na horizontal junto ao solo, por isso, é chamado de rastejante.

Os caules
trepadores desenvolvem-se se firmando em alguma base.

-Caules subterrâneos


São os caules que crescem embaixo do solo. Eles podem ser classificados como
rizomas, que se estendem horizontalmente pelo solo, ainda que produzam ramos aéreos, como Tubérculos que são caules pequenos, mais grossos, que têm uma abundancia em substâncias nutritivas, e também como bulbos, que em sua maioria são em formato de um disco.

-Caules aquáticos


São os caules que se desenvolvem dentro da água.


Alguns tipos de caule:


 Curiosidades:   

 - Como os cactos respiram? 

Se as folhas são as responsáveis pela fotossíntese e respiração das plantas, então como é que os cactos respiram, se a maioria deles (99%) não têm folhas mas só espinhos?  [...]   http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi1.html
                
- Qual a maior árvore do mundo?
 A Sequóia-gigante (General Sherman) é a maior árvore do mundo em termos de volume. A mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia, possui 1.487 metros cúbicos, altura aproximada de 84 metros e o tronco, na base, um diâmetro máximo de 11 metros.  [...]
http://www.insoonia.com/a-maior-arvore-do-mundo/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário